Em uma das áreas verdes mais preservadas da Serra da Mantiqueira, ao todo sendo 3.145 hectares de área protegida, está localizado o município de São Bento do Sapucaí. Região típica montanhosa abriga o complexo da Pedra do Baú, o maior ícone da Mantiqueira, transformado no famoso Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú. A natureza se faz presente onde quer que vá.
Comparada à região turística da Toscana, por suas paisagens, suas vinícolas, suas oliveiras e produção de azeites e uma ampla e acolhedora hospedagem, boa gastronomia e intrínseca raiz em seus costumes, São Bento do Sapucaí tem no Turismo, Cultura e Agricultura uma forte união que caracteriza a vocação do município.
O destino tem despertado em seus filhos a crescente vocação e a garra para os esportes de montanha, sendo hoje terra de atletas de renome neste cenário esportivo. Grandes referências são frutos da terra e trazem orgulho por seu profissionalismo e dedicação aos esportes. O município carrega em sua história importantes provas de esportes de montanha encontros de montanhistas de grande reconhecimento nacional e internacional, como é o caso do Mountain Festival.
O município também se destaca no desenvolvimento rural sustentável, unindo agricultura, fruticultura e pecuária como um dos principais propulsores da economia, tendo sua produção local cada vez mais fortalecida.
Indomit é uma das principais provas de Trail Running global, inclusive sendo classificatório para tradicionais provas internacionais da modalidade. Votada como a melhor prova do circuito nacional de Trail Running traz muito orgulho para toda a população de São Bento do Sapucaí, profundamente envolvida no sucesso desse evento anual. Apesar de a natureza já ser suficiente para surpreender positivamente os participantes dessa prova internacional, a cidade ainda se esmera para oferecer aos organizadores de eventos esportivos uma estrutura das mais completas.
São Bento do Sapucaí devido ao seu destaque nos esportes e ter grande esfera para a realização destes está, através de um Projeto de Lei na ALESP para ser votado ainda neste primeiro semestre, para receber o título de “Capital dos Esportes Radicais” e se consagrar no cenário nacional.
O município obteve o 3º lugar no ranking de desenvolvimento rural sustentável, na frente de 400 municípios do Estado, por cumprir as diretivas necessárias.
São Bento do Sapucaí tem a cultura enraizada e bem preservada desde a conversa com as pessoas, que mantem o jeito tranquilo e hospitaleiro de cidade pequena para receber, quanto em sua arte e artesanato. Devido a isso, a Cultura Sambentista tem grandes conquistas, como PROACs, Lei Aldir Blanc, e muito mais.
O município tem um Calendário Anual recheado de festas tradicionais como o Carnaval familiar “Tem Folia na Montanha”; festa junina “Arraiá do Nhô Bento e Festival da Viola”; Festival de Inverno “Inverno na Serra”; festival de talentos “Revelando São Bento” e muito mais.
Além disso, suas manifestações culturais são centenárias, como é o caso da Família Zé Pereira (bonecões gigantes que saem nos eventos culturais, principalmente no Carnaval); Congada de São Benedito; Catira; Violeiros; Saraus e outros. Ao todo preserva 06 museus ricos em história, sendo ele: Museu da Família Zé Pereira; Museu da Viola; Museu do Carro de Boi; Museu do Cinema; Museu da Revolução de 32 e Museu da Mantiqueira(MuMan).
Conta também com duas fortes Associações de Artesanato “Arte no Quilombo” e “Arteben”, onde se destacam a produção com palha e fibra de bananeira e de milho, sendo de renome estadual.
Espaços Culturais como a casa da Cultura Dr. Miguel Reale e Espaço de Leitura e Arte Eugenia Sereno (casarão da Adelaide) somam ainda mais Cultura para o município.
As duas Capelinhas de Mosaicos na cidade feitas pelo artista Ângelo Milani e as espetaculares esculturas do mestre Ditinho Joana completam o cenário de artes plásticas sambentista. Tudo em São Bento é preservado e recheado de muita história.