Sobre a cidade

São Bento do Sapucaí

Destino Turístico para todos os gostos

Em uma das áreas verdes mais preservadas da Serra da Mantiqueira, ao todo sendo 3.145 hectares de área protegida, está localizado o município de São Bento do Sapucaí. Região típica montanhosa abriga o complexo da Pedra do Baú, o maior ícone da Mantiqueira, transformado no famoso Monumento Natural Estadual da Pedra do Baú. A natureza se faz presente onde quer que vá.

Comparada à região turística da Toscana, por suas paisagens, suas vinícolas, suas oliveiras e produção de azeites e uma ampla e acolhedora hospedagem, boa gastronomia e intrínseca raiz em seus costumes, São Bento do Sapucaí tem no Turismo, Cultura e Agricultura uma forte união que caracteriza a vocação do município.

O destino tem despertado em seus filhos a crescente vocação e a garra para os esportes de montanha, sendo hoje terra de atletas de renome neste cenário esportivo. Grandes referências são frutos da terra e trazem orgulho por seu profissionalismo e dedicação aos esportes. O município carrega em sua história importantes provas de esportes de montanha encontros de montanhistas de grande reconhecimento nacional e internacional, como é o caso do Mountain Festival.

O município também se destaca no desenvolvimento rural sustentável, unindo agricultura, fruticultura e pecuária como um dos principais propulsores da economia, tendo sua produção local cada vez mais fortalecida.

Por tudo isso, a cidade tem sido muito premiada em várias categorias, carregando hoje títulos importantes com destaque para:

Indomit Pedra do Baú

Eleita a melhor prova de Trail Running do Brasil

Indomit é uma das principais provas de Trail Running global, inclusive sendo classificatório para tradicionais provas internacionais da modalidade. Votada como a melhor prova do circuito nacional de Trail Running traz muito orgulho para toda a população de São Bento do Sapucaí, profundamente envolvida no sucesso desse evento anual. Apesar de a natureza já ser suficiente para surpreender positivamente os participantes dessa prova internacional, a cidade ainda se esmera para oferecer aos organizadores de eventos esportivos uma estrutura das mais completas.

Top Destinos Turísticos ADVB

Elegeu São Bento do Sapucaí como melhor Destino Turístico de Esportes do Estado de São Paulo

O município é a meca de campeonatos e campeões nos Esporte de montanha como Trail Run, Escalda e Mountain Bike e por conta disso foi o primeiro mais votado na categoria.

Título de Capital dos Esportes Radicais

São Bento do Sapucaí devido ao seu destaque nos esportes e ter grande esfera para a realização destes está, através de um Projeto de Lei na ALESP para ser votado ainda neste primeiro semestre, para receber o título de “Capital dos Esportes Radicais” e se consagrar no cenário nacional.

Outorgado pelo Governo do Estado de São Paulo ao município sobre Agricultura e Meio Ambiente

Selo Verde e azul

Para corroborar com a lista de atrativos para a organização responsável de eventos esportivos, São Bento do Sapucaí tem o orgulho de ostentar pelo quarto ano consecutivo a certificação do programa Selo Verde e Azul pelas suas ações em favor da sustentabilidade e do meio ambiente de seu município.

Município Agro

O município obteve o 3º lugar no ranking de desenvolvimento rural sustentável, na frente de 400 municípios do Estado, por cumprir as diretivas necessárias.

A CULTURA

Sambentista

São Bento do Sapucaí tem a cultura enraizada e bem preservada desde a conversa com as pessoas, que mantem o jeito tranquilo e hospitaleiro de cidade pequena para receber, quanto em sua arte e artesanato. Devido a isso, a Cultura Sambentista tem grandes conquistas, como PROACs, Lei Aldir Blanc, e muito mais.

O município tem um Calendário Anual recheado de festas tradicionais como o Carnaval familiar “Tem Folia na Montanha”; festa junina “Arraiá do Nhô Bento e Festival da Viola”; Festival de Inverno “Inverno na Serra”; festival de talentos “Revelando São Bento” e muito mais.

Além disso, suas manifestações culturais são centenárias, como é o caso da Família Zé Pereira (bonecões gigantes que saem nos eventos culturais, principalmente no Carnaval); Congada de São Benedito; Catira; Violeiros; Saraus e outros. Ao todo preserva 06 museus ricos em história, sendo ele: Museu da Família Zé Pereira; Museu da Viola; Museu do Carro de Boi; Museu do Cinema; Museu da Revolução de 32 e Museu da Mantiqueira(MuMan).

Conta também com duas fortes Associações de Artesanato “Arte no Quilombo” e “Arteben”, onde se destacam a produção com palha e fibra de bananeira e de milho, sendo de renome estadual.

Espaços Culturais como a casa da Cultura Dr. Miguel Reale e Espaço de Leitura e Arte Eugenia Sereno (casarão da Adelaide) somam ainda mais Cultura para o município.

As duas Capelinhas de Mosaicos na cidade feitas pelo artista Ângelo Milani e as espetaculares esculturas do mestre Ditinho Joana completam o cenário de artes plásticas sambentista. Tudo em São Bento é preservado e recheado de muita história.